quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dicas para Estrada de Terra


Decidiu trocar o asfalto pela terra?
 É isso ai, pois são muitos os benefícios que terá nesta troca. Um deles, é o fato de que nossa cidade possui um grande número de estradas rurais, sendo possível escolher vários caminhos, desde os mais simples e curtos até os mais difíceis e longos.
Outro beneficio é o de poder pedalar mais tranquilo, pois o número de carros encontrados nas estradas rurais é bem menor e a velocidade que eles alcançam também é bem menor, trazendo mais segurança ao prazer de pedalar. E sem contar na tranqüilidade e respeito que os moradores e usuários de estradas rurais levam dentro de si, pois tudo nesse mundo rural é mais tranquilo e paciente.




 Outro beneficio, e o que particularmente mais gostamos, é o contato direto com a natureza e suas belezas, pois nas estradas rurais é possível apreciar de perto o que acontece.
Dá pra ver aquele Ipê amarelo todo florido que se destaca entre tons de verdes e terra que predominam nos mais variados cenários, dá pra se ouvir o canto dos bentivis,que em harmonia com o canto de vários outros pássaros se transformam em uma verdadeira sinfonia da natureza, nos enchendo de esperança e nos trazendo de volta as origens.
Enfim, todos aqueles desafios que estamos cansados de enfrentar na rotina da vida urbana, sem contar na qualidade do ar que vamos estar respirando.



São muitos os benefícios encontrados, mas não podemos relaxar tanto e acharmos que mesmo estando na zona rural não existem perigos, pois nas estradas rurais são vários os tipos de terrenos que iremos encontrar. São estradas de pedregulhos muito escorregadias, principalmente em curvas, são estradas com pontos de areia fofa, o que é um prato cheio para se levar um tombo, são trechos com muitos buracos e pedras, principalmente nas descidas com curvas, enfim, toda cautela é bem vinda mesmo estando na mais tranquila e deserta estrada rural.




 Algumas dicas para estradas e trilhas de nosso mundo rural.
Leve sempre um kit básico com bomba de ar, remendos, ferramentas e uma câmera de ar reserva, caso seu pneu venha a furar. Hoje em dia existem bolsas bem compactas que são fixadas embaixo do selim, servindo para aqueles que não se adaptam ao uso de pochete ou mochila. Leve sempre uma garrafinha com água e algo para fazer um lanche rápido, como uma fruta, barrinhas de cereais ou energéticos. Procure manter sua bicicleta em dia, fazendo revisões e ajustes periodicamente. Para a prática neste tipo de terreno é aconselhado um modelo mountain bike com no mínimo 24 marchas e suspensão dianteira.


Deixe apenas pegadas e leve somente lembranças ou imagens do local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário